Escolher o berço ideal para o bebê pode ser uma tarefa complicada para papais e mamães. Com tantos tipos de berço, é difícil escolher apenas um que atenda às necessidades dos pais, do bebê e que combine com a decoração do quarto.
Para ajudá-la nessa tarefa, trouxemos os principais modelos de berços, considerando o uso, a funcionalidade, o conforto e a segurança, além de designs que combinam com diferentes estilos de decoração e com outros móveis. Para saber mais, continue a leitura abaixo!
1. Berço cama
Um dos modelos de berço com ótimo custo-benefício é o berço cama. Como o nome sugere, ele pode ser utilizado como berço nos primeiros anos de vida do bebê e, após o seu crescimento, é transformado em cama de solteiro. Dessa forma, você não precisa investir em um novo móvel, basta retirar as grades laterais.

Alguns modelos de berço cama incluem gavetas ou prateleiras para guardar roupas, peças do enxoval, brinquedos e outros objetos. Se você gosta de seguir as tendências, confira dicas para montar um quarto de bebê minimalista.
2. Berço evolutivo ou 3 em 1
Entre os modelos de berço para bebê mais versáteis, o berço evolutivo ou 3 em 1 é uma excelente opção para quem tem pouco espaço no cômodo. Além de ser prático, charmoso e moderno, esse móvel se transforma em miniberço, berço tradicional e minicama.
Ou seja, ele acompanha o crescimento do neném, sendo durável e proporcionando uma transição suave para os pequenos. Para garantir a segurança do bebê, confira se o berço possui a aprovação do INMETRO e se são produzidos com materiais atóxicos e resistentes.

3. Berço multifuncional
Uma palavra que define o berço multifuncional é inovação. Esse móvel é projetado para ser durável e acompanhar o seu filho por muitos anos, perfeito para papais e mamães que gostam de investimentos a longo prazo. Afinal, ele pode ser realocado e formar outros móveis, como miniberço, berço tradicional, trocador, minicama, estante ou cômoda.

4. Berço americano
O berço americano é um dos tipos de berço mais espaçosos, geralmente sua medida é de 130 cm x 70 cm, proporcionando mais espaço para o bebê se movimentar. Esse modelo apresenta um design clássico e que combina com diferentes estilos de decoração.
Alguns modelos de berço americano podem ser utilizados como miniberço, mas é preciso verificar esse detalhe ao comprar o móvel. Se ficou curiosa, confira 4 motivos para escolher um berço que vira minicama.

5. Berço moisés
Entre os modelos de berço compactos, o berço moisés é um móvel ideal para quem tem pouco espaço em casa. A principal característica desse tipo de berço é a facilidade de transporte, agilizando a vida de papais e mamães que precisam levar o bebê para diferentes cômodos.
O berço moisés é perfeito para deixar ao lado da cama dos pais, pois possui regulagens para alterar a altura dos pés. Indicado para os bebês de até três meses, seu formato arredondado e o colchonete macio proporcionam um ambiente acolhedor e seguro para o bebê.
6. Berço montessoriano
Uma escolha cada vez mais popular entre os modelos de berço para bebê é o montessoriano. Inspirado na filosofia de Maria Montessori, o berço possui altura regulável que permite que o bebê tenha contato direto com o chão, estimulando a criança a explorar o mundo ao seu redor.
Ao escolher o melhor tipo de berço e outros móveis, opte pelo mobiliário produzido com madeira para o quarto do bebê. Além de trazer a natureza para dentro de casa, esse material é resistente, durável e seguro para o bebê e as crianças, já que são livres de componentes químicos.
7. Berço mini
Para o bebê recém-nascido, um dos tipos de berço mais indicados é o berço mini. Com um design compacto e aconchegante, esse modelo proporciona um ambiente seguro para o neném. Esse tipo de berço conta com medidas reduzidas, ocupando pouco espaço no quarto, alguns modelos contam com rodinhas para facilitar o transporte e design moderno para combinar com decorações minimalistas.

Entre as vantagens do berço mini, uma que se destaca é a facilidade para a transição para o colo, afinal nos primeiros meses de vida o bebê precisa de proximidade com os pais. A desvantagem é o uso por tempo limitado, pois é indicado para bebês de até 6 meses. Você já definiu o projeto de iluminação do quarto do bebê? Entenda como iluminar sem atrapalhar o sono dos pequenos.
Recomendações ao escolher os modelos de berço para bebê
Certifique-se de que o modelo escolhido possui o certificado do INMETRO e segue suas normas para a segurança do bebê. Além disso, prefira os modelos produzidos em madeira maciça, garantindo a qualidade e a durabilidade do móvel. Assim, mesmo que você monte e desmonte o berço, a qualidade das peças se mantêm.
Considere também o design do berço para combinar com os outros móveis e a decoração do cômodo. Se você tiver dúvidas quanto ao modelo, prefira os berços que contam com design neutro, assim, ele vai combinar com diferentes estilos decorativos e acompanhar o crescimento das crianças, como os modelos de berços da TulipaBaby.
Se você gostou do nosso conteúdo, continue no blog e aproveite para aprender como escolher a cômoda perfeita para o bebê e como organizá-la. Até lá!